sábado, 9 de janeiro de 2016

Plano Anual 2016

Plano Anual


PLANEJAMENTO ANUAL 6° ANO
Plano de Ensino – Matemática: 6º ano

Plano de ensino anual

I- IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Professor João Tibúrcio
6º ano
Matemática
Professora: Melânia de Lima Borges

II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
Ÿ resolver problemas;Ÿ compreender conceitos e procedimentos matemáticos;Ÿ desenvolver formas de raciocínio matemático;Ÿ desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;Ÿ estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;Ÿ comunicar-se usando linguagem matemática;Ÿ manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;Ÿ valorizar o conhecimento matemático;Ÿ desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;Ÿ iniciar uma educação tecnológica;Ÿ resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º Bimestre

01 – O  ser humano vive cercado por números
1.1 – Uma história muito antiga
1.2 –  O nosso sistema de numeração
 - Características importantes do nosso sistema de numeração
 - Organização dos algarismos do sistema decimal: classes e ordens
 - A leitura e a escrita de um número

02 – Viver em grupos
2.1 – Noções de conjunto e elemento
  - Representação de conjuntos
  - Conjunto dos números naturais
  - Conjunto dos números naturais não-nulos
 2.2 – Os números naturais
  - O sucessor de um número natural
  - O antecessor de um número natural
  - Os números naturais pares
  - Os números naturais ímpares
  - Números naturais consecutivos

03 – Calculando com números naturais
3.1 – Operações com números naturais
 - Ideias associadas à adição
 - O algoritmo da adição
 - Os termos da adição
 - Propriedades da adição
 
 *2º Bimestre

03 – Calculando com números naturais
3.2 – Operações com números naturais
 - Ideias associadas à subtração
 - O algoritmo da subtração
 - Os termos da subtração
 - Relação fundamental da subtração
 - Expressões numéricas envolvendo adição e subtração

3.3 – Operações com números naturais
  - Ideias associadas à multiplicação
  - O algoritmo da multiplicação
 - Termos da multiplicação
 - Considerações a respeito da multiplicação
 - Propriedades da adição da multiplicação de números naturais
 - Expressões numéricas envolvendo as operações de adição, subtração e multiplicação

*3º Bimestre

3.4 – Operações com números naturais
  - Ideias associadas à divisão
  - O algoritmo da divisão
  - Os termos da divisão
  - Considerações sobre a divisão de números naturais
  - Relação fundamental da divisão
  - Expressões numéricas com as quatro operações

04 – Resolvendo problemas envolvendo as operações fundamentais

05 – Tratando a informação
5.1 – Organizando informações em tabela
5.2 – Organizando informações em gráficos de barras
5.3 – Gráfico pictórico
5.4 – Localização de pontos no plano cartesiano
5.5 – Gráfico de linhas

06 – Pontenciação de números naturais
6.1 – Os termos da potenciação
6.2 – O quadrado de um número natural
6.3 – O cubo de um número natural
6.4 – Observações importantes sobre a potenciação

07 – Radiciação de números naturais
7.1 – Raiz quadrada exata de um número natural
7.2 – Os termos da radiciação

08 – Resolvendo expressões numéricas com todas as operações

*4º Bimestre

09 – Divisores de um número natural
9.1 – Noção de divisibilidade
9.2 – Critérios de divisibilidade
   - Divisibilidade por 2
   - Divisibilidade por 3
   - Divisibilidade por 6
   - Divisibilidade por 4
   - Divisibilidade por 8
   - Divisibilidade por 9
   - Divisibilidade por 5
   - Divisibilidade por 10
10 – Divisores, fatores e múltiplos de um número natural
10.1 – Quando um número é múltiplo de outro
11 – Números primos
11.1 – Como reconhecer outros números primo
11.2 – Decomposição em fatores primos

12 – Mínimo múltiplo comum

13- Máximo divisor comum

14 – Geometria
14.1 – As ideias intuitivas
14.2 – Ponto, reta e plano
  - Noção intuitiva de ponto, reta e plano
  - Figuras geométricas

14.3 – A reta
  - Posições de uma reta em relação ao chão
  - Posições relativas de duas retas em um plano
  -  Semirreta
  - Segmento de reta
  - Medida de um segmento segmentos congruentes

14.4 – Giros e ângulos
   - Um giro pode ser medido

14.5 – Polígonos
   - Identificando polígonos
   - Polígonos convexos
   - Nomes dos polígonos

14.6 – Triângulos e quadriláteros
   - Triângulos
   - Quadriláteros
   - Conhecendo os quadriláteros

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
Ÿ aulas expositiva e dialogadaŸ atendimentos e observações individuais e coletivasŸ discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemáticaŸ utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
Ÿ quadro e gizŸ material impresso/xerocadoŸ cartolina/papel cartão, cola e tesouraŸ Sala de informática/internetŸ Apostila
Ÿ Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
Ÿ observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunosŸ trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no cadernoŸ trabalhos e atividades individuais e em grupoŸ avaliação/prova escrita individual/teste individual/trabalho individual com e sem
   consultaŸ nota das atividades

PLANEJAMENTO Anual 8° ANO
Plano de Ensino – Matemática: 8º ano

Plano de ensino anual

I- IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Professor João Tibúrcio
8º ano
Matemática
Professora: Melânia de Lima Borges

II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
Ÿ resolver problemas;Ÿ compreender conceitos e procedimentos matemáticos;Ÿ desenvolver formas de raciocínio matemático;Ÿ desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;Ÿ estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;Ÿ comunicar-se usando linguagem matemática;Ÿ manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;Ÿ valorizar o conhecimento matemático;Ÿ desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;Ÿ iniciar uma educação tecnológica;Ÿ resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º Bimestre

01 – Os números reais
1.1 – Raiz quadrada exata de um número racional
  - Números quadrados perfeitos
  - Como reconhecer se um número é quadrado perfeito
  - Geometria e números quadrados perfeitos
  - Encontrando a raiz quadrada exata de um número racional
1.2 – Raiz quadrada aproximada de um número racional
1.3 – Os números racionais e sua representação decimal
1.4 – Os números irracionais
   - A geometria auxiliando a descoberta do número irracional
   - Um número irracional importante: o número π (pi)
   - Comprimento de uma circunferência
   - Medida do raio de uma circunferência
   - Medida do diâmetro de uma circunferência
1.5 – Os números reais
   - As operações com números reais
 1.6 – Tratando a informação
   - Interpretando tabelas
*2º Bimestre

02 – Introdução ao cálculo algébrico
2.1 – O uso de letras para representar números
   - Representando números desconhecidos
2.2 – Expressões algébricas ou literais
  - Como pode ser uma expressão algébrica
2.3 – Valor numérico de uma expressão algébrica
2.4 – Tratando a informação
   - Interpretando gráfico pictórico

*3º Bimestre

03 – Estudo dos polinômios
3.1 – Monômio ou termo algébrico
- Grau de um monômio
- Monômios semelhantes
- Adição algébrica de monômios
- Multiplicação de monômios
- Divisão de monômios
- Potenciação de monômios
3.2 – Polinômios
- Polinômio reduzido
- Grau de um polinômio
- Polinômios com uma só variável
- Adição algébrica de polinômios
- Multiplicação de polinômios:
  - multiplicando um monômio por um polinômio
  - multiplicando um polinômio por outro polinômio
- Divisão de polinômios por monômios:
   - divisão de um polinômio por um monômio
   - divisão de um polinômio por outro polinômio

04 – Os produtos notáveis
- Quadrado da soma de dois termos
- Quadrado da diferença de dois termos
- Produto da soma pela diferença de dois termos
- Cubo da soma de dois termos
- Cubo da diferença de dois termos

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

PLANO ANUAL DE AULA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


7º ANO:

1º BIMESTRE

● A Crise do Império Romano.
● A Formação dos Reinos Germânicos.
● O Reino Franco.

2º BIMESTRE

● A Formação do Feudalismo.
● O Império Bizantino.
● O Império Islâmico.
● O poder da Igreja Católica.

3º BIMESTRE

● A Sociedade Medieval.
● A Crise do Feudalismo.
● A Expansão Comercial e Marítima Européia.
● A Civilização Maia, Inca e Asteca.

4º BIMESTRE

● O Descobrimento da América e do Brasil.
● O Período Pré-Colonial e o Inicio do Processo de Colonização do Brasil.
● O Renascimento.
● As Invasões Holandesas no Brasil.

8º ANO:

1o BIMESTRE

● O Absolutismo.
● A Revolução Inglesa.
● A Colonização da América Inglesa.
● A Descoberta do Ouro no Brasil.

2º BIMESTRE

● As Rebeliões do Período Colonial.
● A Revolução Industrial.
● A Independência dos Estados Unidos.
● A Revolução Francesa.

3º BIMESTRE

● O Império Napoleônico.
● A Independência das Américas Espanholas.
● A Vinda da Família Real Portuguesa e a Independência do Brasil.

4º BIMESTRE

● O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado.
● A Unificação da Itália e da Alemanha.
● A Guerra de Secessão nos Estados Unidos.

9º ANO:

1º BIMESTRE

● O neo-Colonialismo do séc. XIX.
● A Segunda Revolução Industrial.
● A Proclamação da República no Brasil.
● A República da Espada.

2º BIMESTRE

● A República Velha ou das Oligarquias.
● A Primeira Guerra Mundial.
● A Revolução Russa de 1917.

3º BIMESTRE

● O Período Entre Guerras.
● A Segunda Guerra Mundial.
● A Era Vargas.

4º BIMESTRE

● A Guerra Fria.
● O Brasil Após 1945.
● O Mundo Contemporâneo.


● PROFESSORES TITULAR:

Jadnilson Santiago Pacheco

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